Contabilidade para Advogados

Quando falamos de contabilidade para advogados e escritórios de advocacia, consideramos diversos fatores como essenciais para o seu funcionamento e desenvolvimento. No entanto, existem outros fatores igualmente importantes, para um bom andamento neste segmento de atuação.

Você, como um advogado iniciante ou de mais experiência, sabe que o processo de abertura de um escritório de advocacia não é dos mais fáceis. Assim como o simples fato de abrir uma empresa no modo convencional, dar início a um escritório envolve bastante burocracia e processos demorados que, quando não possuem a participação efetiva de um contador, podem ser prejudiciais para o negócio.

A contabilidade para advogados e escritórios de advocacia vai muito além da prestação de contas da empresa. Afinal, por que contratar uma pessoa para cuidar das finanças, se você mesmo pode fazer isso?

Existem várias razões pelas quais é necessário contratar um serviço especializado, independentemente do tipo de negócio.

Qual a importância da contabilidade para advogados e escritórios de advocacia de maneira especializada?

No caso de um escritório de advocacia, a contabilidade se faz fundamental para algumas funções comuns entre qualquer negócio, como o planejamento financeiro e tributário, por exemplo.

No entanto, existem exceções. Um escritório de advocacia deve responder a diversas normas e possuir alguns documentos bastante específicos para que o advogado possa operar. Quando o negócio é nascente, não é incomum que surjam dúvidas, atrasos e desperdício de dinheiro.

A importância da contabilidade para advogados e escritórios de advocacia ainda vai além:

O advogado, principalmente aquele que está com suas atividades já em ritmo acelerado, não terá tempo suficiente para lidar com tantas questões diferentes, não relacionadas com a sua atuação jurídica. Em alguns casos, o profissional pode acabar se sentindo sobrecarregado, por aceitar todo e qualquer caso que aparecer.

A presença de uma contabilidade especializada funciona como um alívio na carga de trabalho do advogado. Ao cuidar das tarefas contábeis do escritório, o profissional contábil abre espaço para que o advogado possa trabalhar sem maiores preocupações com as contas da empresa, o que resulta em um ganho de tempo e de desempenho para outras tarefas que demandam atenção.

Em outras palavras, o segredo é delegar as tarefas. Em um escritório de advocacia, somente o advogado pode lidar com os casos dos clientes e desenvolver estratégias realmente efetivas para obter a vitória nos tribunais. Entretanto, as contas da empresa podem ficar sob a supervisão de terceiros, quando estes são profissionais contábeis qualificados e com amplo conhecimento no seu ramo de atuação.

A palavra da vez é economia. Por mais que, à primeira vista, pareça custoso contratar os serviços de uma contabilidade para advogados e escritórios de advocacia de maneira especializada, essa atitude poupará o advogado de dores de cabeça, desperdício de dinheiro e outros desafios que poderão surgir e acarretar problemas graves, caso não sejam solucionados de forma definitiva.

A contabilidade para advogados e escritórios de advocacia também se torna uma peça fundamental em grandes tomadas de decisões, já que podem fornecer dados bastante específicos e detalhados sobre o negócio. Assim, a tomada escolha acontece com menores riscos e de forma estratégica.

Conforme o negócio vai se desenvolvendo e vão surgindo planos para a contratação de novos funcionários, a formação de uma sociedade, ou mesmo a criação de um escritório online, surgem cada vez mais obrigações contábeis. Por isso, é preciso que o profissional esteja a par de todas elas.

Contamos com profissionais especializados para atender com qualidade e de forma personalizada todas as demandas da área.

INTERESSADOS EM NOSSOS SERVIÇOS?

CONTE COM A NOSSA CONSULTORIA ESPECIALIZADA

WhatsApp